Continuação – 2ª Parte - Sugiro ler a anterior para se inteirar da continuidade.
OBS: Esta análise deve ser feita pelas cabeças que trabalham diretamente no negócio e não somente pelo dono, gerente, etc.
A mesma análise devemos fazer de nossa empresa. Clara e objetiva para que os principais elementos, inclusive todo o corpo de vendas o saibam.
Com estes dados em mãos, conseguimos estruturar um discurso forte de vendas, pois conhecemos muito claramente os pontos fracos da concorrência. Temos que ter clareza também naquilo que somos fracos para buscarmos soluções imediatas de fortalecimentos para termos argumentos de defesa.
Se não fizermos nada com nossos pontos fracos, estaremos sempre vulneráveis e sempre teremos dúvidas sobre nós mesmos.
Numa negociação, a estratégia do cliente ou comprador é sempre valorizar os pontos fortes do concorrente A, B ou C, para nos pressionar. Neste momento conhecê-los é essencial, pois disparamos nosso canhão de pontos fortes sobre os pontos fracos da concorrência. É essencial termos a habilidade para conduzirmos o rumo das negociações para nossos pontos fortes e termos argumentos de defesa naquilo que somos fracos.
Negociação é um embate de argumentos de ambas as partes, vencerá quem tiver melhor preparado, com argumentos estruturados sobre uma realidade inatacável.
Volto a insistir, conheça seu concorrente, conheça a si mesmo, o seu cliente, o mercado e sua chance de vencer será muito grande.
Isto vem de encontro muito objetivamente com a sabedoria dos grandes líderes guerreiros:
Se você não conhece suas forças e não conhece o inimigo, suas chances de ganhar é praticamente zero. Se você se conhece, mas não conhece ao inimigo, tem 50% de chance de vencer, porém se você conhece a ti mesmo e ao inimigo, então suas chances de vencer é quase que total.
Em determinados momentos da negociação, é preciso reconhecer a força do adversário é uma atitude ética e estratégica, porém o mais importante é você estar preparado para demonstrar o quanto sua empresa é mais forte que a dele, falar da sua empresa, trazer o foco de discussão com maior amplitude possível para os pontos fortes de sua empresa,
Se não fizermos nada com nossos pontos fracos, estaremos sempre vulneráveis e sempre teremos dúvidas sobre nós mesmos.
Numa negociação, a estratégia do cliente ou comprador é sempre valorizar os pontos fortes do concorrente A, B ou C, para nos pressionar. Neste momento conhecê-los é essencial, pois disparamos nosso canhão de pontos fortes sobre os pontos fracos da concorrência. É essencial termos a habilidade para conduzirmos o rumo das negociações para nossos pontos fortes e termos argumentos de defesa naquilo que somos fracos.
Negociação é um embate de argumentos de ambas as partes, vencerá quem tiver melhor preparado, com argumentos estruturados sobre uma realidade inatacável.
Volto a insistir, conheça seu concorrente, conheça a si mesmo, o seu cliente, o mercado e sua chance de vencer será muito grande.
Isto vem de encontro muito objetivamente com a sabedoria dos grandes líderes guerreiros:
Se você não conhece suas forças e não conhece o inimigo, suas chances de ganhar é praticamente zero. Se você se conhece, mas não conhece ao inimigo, tem 50% de chance de vencer, porém se você conhece a ti mesmo e ao inimigo, então suas chances de vencer é quase que total.
Em determinados momentos da negociação, é preciso reconhecer a força do adversário é uma atitude ética e estratégica, porém o mais importante é você estar preparado para demonstrar o quanto sua empresa é mais forte que a dele, falar da sua empresa, trazer o foco de discussão com maior amplitude possível para os pontos fortes de sua empresa,
ter discurso consistente de venda. PODER DE CONVENCIMENTO (PERSUASÃO).
Em fim, na disputa por um mercado competitivo, é de extrema importância você passar para o cliente que sua empresa está muito bem estruturada para atendê-lo em todas as suas necessidade.
Portanto, conheça muito bem o seu concorrente, saiba claramente as necessidades de seu cliente para que você apresente uma proposta que o atenda integralmente e saiba identificar se o concorrente está oferecendo exatamente o que você está propondo, para que não haja grande desequilíbrio de preço e você venha perder o negócio.
Finalmente, conheça muito bem o seu negócio, seu mercado, seu concorrente, seu cliente, em fim, esteja mais do que nunca vivendo o ambiente externo, pois como vimos é lá onde tudo acontece e jamais deixe de exercitar com os que fazem o resultado na sua empresa:
UM DISCURSO DE VENDAS BASEADOEM ARGUMENTOS CONSISTENTES.
UM DISCURSO DE VENDAS BASEADO
Use esta poderosa ferramenta de pontos fortes para atacar os pontos fracos da concorrência e neutralizar as ameaças que possam vir. São seus pontos fortes também que irão explorar as oportunidades vindas de fora. Olhe também para dentro, pois você tem e terá sempre pontos fracos, mas não os deixe parados, trabalhe-os logo em seguida quando identificados para seu fortalecimento, é uma ação contínua, assim você estará sempre seguro de sua fortaleza.
Utilizando-se desta estratégia numa negociação, dificilmente você perderá o negócio, POIS A GRANDE MAIORIA DA CONCORRÊNCIA NÃO ESTÁ PREPARADA PARA A GUERRA.
Utilizando-se desta estratégia numa negociação, dificilmente você perderá o negócio, POIS A GRANDE MAIORIA DA CONCORRÊNCIA NÃO ESTÁ PREPARADA PARA A GUERRA.
Boa Semana a Todos
José Reis
Engenheiro Industrial Mecânico, Professor de Gestão Empresarial e Logística
Eu achei o assunto muito interessante e muito bem explicado, bom trabalho professor.
ResponderExcluir"a estratégia do cliente ou comprador é sempre valorizar os pontos fortes do concorrente A, B ou C, para nos pressionar. Neste momento conhecê-los é essencial, pois disparamos nosso canhão de pontos fortes sobre os pontos fracos da concorrência."(José Reis)
ResponderExcluirUma duvida que fiquei sobre o texto, sobre os discursos, e conhecimentos, todos esses elementos, serão usados, durante uma negociação com o cliente? enquanto você vende o seu produto, e o conhecimento do seu concorrente, é para impresionar os clientes, mostrando seus pontos fracos e atacando com os fortes da sua empresa. Está certo o que eu entendi, ou esse DISCURSO, pode ser aplicado em outras ocasiões, no mercado, como palestras e seminarios???