Como vimos, no ambiente externo está tudo que uma empresa depende, porém estão também duas grandes forças que chamamos de OPORTUNIDADES E AMEAÇAS:
OPORTUNIDADES:
É uma situação favorável no mercado, que sendo detectada a tempo, a empresa deve explorá-la para se transformar num negócio, tornando sua empresa mais competitiva.
Geralmente, oportunidade é a necessidade de pessoas e empresas consumirem os serviços que você presta e para isto é fundamental viver o ambiente externo totalmente.
Ex: atualmente existem grandes quantidades de linhas de crédito fácil para pessoas físicas adquirirem imóveis, portanto é uma excelente oportunidade para as empresas de construção civil investirem na construção de imóveis. Assim como em 2007/2008 e 2010 havia uma grande quantidade de dinheiro, para as pessoas comprarem automóveis. As empresas automobilísticas faturaram como nunca. Um inverno intenso que faz com que a produção americana ou européia de produtos agrícolas sejam prejudicadas é uma grande oportunidade para as empresas brasileiras de: milho, soja, algodão, café e outros, ganharem dinheiro exportando para estes países. No seu negócio de prestação de serviços, seja ele qual for, você precisa saber se existe disponibilidade de dinheiro no seu público alvo, ou de repente uma necessidade deste público consumirem seus serviços, por forças do ambiente. Ex: uma simples serralheria, tem que estar de olho nas grandes construções que estão surgindo, estas irão precisar de uma grande quantidade de grades de proteção, portões eletrônicos, etc.
O negócio serralheria se beneficiando do crédito à construção civil.
Assim como as empresas de serviço de manutenção de máquinas agrícolas se beneficiam quando há grande volume de exportação, pois as máquinas quebram mais por terem que produzir mais. As empresas de manutenção de condomínios, de instalações elétricas e hidráulicas, de monitoramento por câmera, construções de cercas elétricas e manutenção das mesmas, todas pegando carona na construção civil. Mas só se identifica isto estando no mercado e principalmente lendo matérias de economia e política para saber os movimentos no Brasil e no mundo. Existe um grande projeto que vai atrair bilhões de dólares para Campinas e região: a construção do trem bala. Pense no que isso pode gerar de oportunidade para seu negócio.
Outra estratégia excelente para as empresas de prestação de serviços é trabalhar com contratos para empresas.
Ex: uma simples loja de reparação de computadores, que depende de clientes do dia a dia, pode e deve procurar, não digo as grandes, estas já tem seus profissionais de TI, mas as pequenas e médias empresas para fechar contratos por 12, 24 meses para a manutenção de todos seus computadores.
Trabalhar através de contrato é a grande estratégia para prestadores de serviços, você gasta energia de venda uma vez só e garante um faturamento pelo tempo de duração do contrato.
Com estas garantias de entrada todo mês, você pode planejar melhor sua empresa financeiramente, ao invés de iniciar o mês sem saber quanto vai faturar. E este modelo serve para todos os tipos de empresas prestadoras de serviços, desde computadores à empresa de pintura, manutenção de máquinas, serviços de pedreiro, mecânica de auto, serralheria, como já dissemos, empresas de limpeza, de manutenção elétrica, hidráulica e tantos outros que com certeza seu negócio estará incluído. As empresas necessitam destes serviços e podem lhe gerar excelentes contratos. Precisa é ter estratégia de venda, como já abordamos antes, ao marcar contato com o cliente e muita persistência.
AMEAÇAS:
São forças incontroláveis existentes no mercado que podem trazer prejuízo ou mesmo a quebra de sua empresa se você não identificá-la antes para se proteger.
Ex: A grande crise de 2009 nos EUA, da qual eles ainda não saíram, repercutiu razoavelmente no Brasil. Os bancos fecharam as linhas de créditos para compra de automóveis e com isto os prestadores de serviços na manutenção de autos que não estavam estruturados ou não viram antes, quebraram.
Um concorrente que se instala próximo á você para atender também seus clientes de sua região, é uma grande ameaça se sua empresa não está preparada para enfrentá-lo. Se você souber antes, pois o mercado fala, os clientes falam, você poderá se estruturar fortemente, neutralizando a ação dele de tentar entrar em seus clientes. Diante de uma ameaça, seja ela qual for, você precisa reunir todas as cabeças pensantes da empresa e estabelecer quais são seus pontos fortes. Se isto tiver muito claro para todos, você deve se utilizar destes seus pontos fortes para neutralizar uma ameaça, mas tem que saber antes. Em resumo as cabeças que pensam a empresa tem que estar com ela fora do corpo, ou seja no ambiente externo, monitorando as oportunidades para não perdê-las e as ameaças para não te derrubarem.
Esperava nesta publicação comentar também sobre como lidar com a concorrência, porém o assunto se estenderia demais, então fica para o próximo domingo. Será um dos assuntos mais estratégicos que abordaremos.
Contudo o conceito de oportunidades e ameaças também é bastante estratégico de se trabalhar, portanto, arregacem a mangas, rodem atrás de clientes, busquem informações na internet, um veículo fantástico e em tempo real, no Google, negociem fortes com seus clientes, não deixe seus concorrentes entrarem em seus territórios, sejam perseverantes, não se deixe dobrar fácil, aproveitem ao máximo seus tempos, insistam, tenham coragem de enfrentar quem precise, assumam riscos, porém riscos calculados, sem loucuras, que o sucesso virá.
Uma ótima semana a todos
José Reis
Engenheiro Industrial Mecânico e Professor de Gestão Empresarial – com foco em resultados
Gestor Técnico do INAMAN – Instituto Nacional da Manutenção
Professor Logística - SENAI
Esse texto, ilustra bem o conceito, de que tudo que se passa em uma empresa, e as decições que venham a ser tomadas, tem total influencia do ambiente externo, ou sejá está fora da empresa, tanto ameaças, quanto oportunidades.
ResponderExcluirE, a falta de atenção a esses fatores exeternos,faz com que a empresa, se perca, fique disnorteada quanto aos acontecimentos, e fecha as portas, sem ao menos saber o que aconteceu.
Como diriam os mais experientes, a oportunidade, é uma pessoa, topetuda na frente, e careca atras, se você não se esforçar para segura-lá logo, quando ela passar, você não consegue mais. E sem aproveitar as oportunidades, você fica mais vuneravel, as ameaças, e perde a confiança de seus clientes.
______________________________________________
Eu queria fazer um breve comentario aqui, principalmente aos novos leitores, tomara que leiam com atenção.
Muitos podem pensar em uma primeira vista do blog, que ele não se relaciona com a area a qual a pessoa pretende atuar.
A estrategia, e os fundamentos de tomada de decisão, alem de administração, ao meu ver tem que ser um conceito, empregado, em todos os tipos de segmentos, se você acha que não tem nada a ver com sua area, vai até o seu chefe, ou uma grande empresa de sua area de atuação, e pergunte a eles: "Como vocês cresceram tanto?". eu garanto, que a resposta não será: "Não sei".
A minha area é informatica, e criação de software, uma vez que eu estudo para ser programador, para a minha area, esses temas, não parecem que sevem para alguma coisa.
Existem um programa, que é o meu objetivo como programador, chamada SAP/ERP, ele é toda a empresa, ele é todo o pensamento estrategico da empresa, se desenvolvendo em um software, ele ajuda em todas as decisões, e esse tipo de assunto, esse conhecimento, que eu tenho aqui uma vez por semana, que não perco 20 minutos, lendo e entendendo o texto, esses 20 min por semana, vão me dar um grande diferencial lá na frente, esses20 min, irão me ajudar a pesar estrategicamente, e conhecer melhor para qual tipo de ambiente, eu estou direcionando o meu software SAP/ERP.
Eu tenho um objetivo na vida hoje, e garanto que esse conhecimento, me deixa um passo a frente de todos os outros, que não se enteresam pelo conteudo.
Pessoal,
ResponderExcluiruma dica para quem se interessar.E ainda não conhece.
www.ev.gov.br
Escola virtual, um site da fundação Bradesco, que oferece varios cursos, on line com certificado, e é reconhecido por varias empresas, os cursos são mais focados para a area de informatica, porem existem inumeras opações para departamentos financeiros, gestão, dicas, como elaborar um curriculo, como se postar em uma entrevista, entre outros cursos, de 3 a 45 horas, TOTALMENTE GRATUITO, E COM CERTIFICADO, para quem faz faculdade, é uma otima opção para conseguir umas horas complementares, e ainda aprender mais. Para quem não faz facu, pode aprender mais,e se destacar.
Outra coisa muito legal, lá existe um cadastro, aonde você participada de cursos presenciais, cursos que muitas vezes você pagaria muito caro, porem esses são para a area de informatica, como:
CURSO DE CERTIFICAÇÃO CISCO
CURSO DE CERTIFICAÇÃO MICROSOFT
CURSO DE COVERNANCIA DE T.I
entre outros,que são oferecidos de graça.
Bom para quem gostou, fica a dica.
Sempre que puder vou postar aqui nos comentarios, dicas como esta.