Tem este artigo o objetivo de esclarecer algumas dúvidas de muitos ex alunos dos quais recebo dezenas de e-mails solicitando orientações de como lidar com suas carreiras, após terem concluído o curso técnico de logística. São 95% de jovens na faixa de seus dezoito anos e são perfeitamente compreensíveis suas aflições diante de um cenário de mercado que vem mudando progressivamente para melhor em termos de oportunidades. Porém pela própria juventude, a conquista do primeiro emprego, a imaturidade, os deixam numa situação de angústia.
Espero poder contribuir em seus conflitos, despertando-os para suas formações e a maior arma que possuem: A Força da Juventude.
Desejo desde já, deixar este canal aberto para um fórum de debates e um espaço livre e democrático para que cada pessoa, cada aluno possa manifestar seus anseios pessoais e juntos encontrarmos a melhor solução possível para cada situação.
Quando Colombo em sua última viagem as Índias, decidiu fazê-la pelo Ocidente, ele a fez por algumas razões. Primeiramente ele já estava desgastado de fazer viagens longas, cruzando toda a costa da África e ter que passar pelo terrível Cabo das Tormentas. Aliado ao seu conhecimento de Geografia e a nova teoria heliocentrista proposta por Copérnico, ele passa acreditar fortemente na terra como sendo uma esfera. Somado a seu espírito empreendedor, Colombo empreendeu tal viagem. Ou seja, se podia chegar ao alvo através de uma reta, porque fazê-la por um amontoado de curvas? Se Colombo preferiu encurtar caminho, era porque queria ganhar tempo e somando estes dois ingredientes, são questões de logística pura. Podemos dizer que Colombo descobriu a América por um simples acidente geográfico, tropeçando em nosso continente que estava no meio do caminho traçado por ele, sem imaginar tal possibilidade. Isto também devemos à Logística das grandes navegações.
Após transcorridos mais de 500 anos, a maioria das empresas brasileiras continuam a traçar seus caminhos pelas tormentas, dar longas voltas, pois são estes os conhecimentos que elas aprenderam quanto a navegação de seus produtos e seus negócios. Não ousam e o pior não querem mudar: ou por medo, ou por quererem permanecer na sua tranqüila zona de conforto. Más isto tem preço e costuma custar caro. Nos dias de hoje, ainda vemos empresários que dizem que tendo um bom corpo Comercial e uma boa quantidade de máquinas até além do necessário, o sucesso está garantido. Ledo engano.
Nos dias atuais, o Comercial não faz resultado algum sem ações de Marketing e mesmo assim se tudo isto gerar numa venda, ainda tem que passar pelo filtro da logística, não tem como, pois se corre o risco do molho ficar mais caro que o peixe, ou seja, os custos logísticos serem maiores que os preços dos produtos vendidos.
Infelizmente as empresas não despertaram para isto e têm hoje um mirrado departamento de logística, passivo, sem poder de voz.
As empresas que querem ser competitivas num mercado globalizado como o nosso, têm que ter um órgão, uma diretoria de LOGÍSTICA, dotada de todos os poderes de decisão sobre os demais órgãos da organização. Não enxergar isto é antecipar a morte e o ruim é que ela é lenta, começa com uma pequena dor e vai se alastrando sem que a pessoa o perceba.
É neste momento que um empreendedor faz falta. Ele sabe ler a situação e muda rapidamente para extirpar a doença. Porém como nossas empresas são pobres em empreendedores e rica em administradores, elas continuarão a navegar em águas infestadas de tubarões, achando que o vento está todo a favor e quando forem tomadas por suas garras afiadas e tudo colocado a pique, irão se lamentar da tremenda injustiça ocorrida. Assim é que agem os administradores: se justificam o tempo todo e só sabem se lamentar. O movimento de Engenheiros ocuparem cada vez mais espaços dentro das empresas e tomarem decisões, conquistando cada vez mais as funções de administradores é irreversível. Os administradores, nesta era de competitividade são incapazes em tomar decisões, enquanto o Engenheiro sabe o que deve ser feito e como fazer, portanto encurtam caminho, imprimem mais velocidade e fazem melhores resultados. Quando me refiro a administradores, me refiro à grande maioria, pois existem alguns bons cérebros por aí, que sabem aplicar os conceitos geniais tão bem concebidos por Peter Drucker, enquanto muitos nem ao menos conhece seu nome.
Não é por menos que as empresas brasileiras vivem numa luta frenética pela contratação de engenheiros e o Brasil não conseguirá formar a quantidade de engenheiros que serão necessários para os próximos vinte anos. Hoje as empresas estão contratando engenheiros ainda na carteira das universidades, freqüentando os cursos. Engenheiros com ênfase em todas as áreas, principalmente em logística, enquanto as escolas de Administração continuam cada vez mais vazias. Somente optam por fazer administração aqueles jovens indecisos, que após algumas tentativas, não lhes restaram outra alternativa, a não ser se matricularem em uma escola de administração de qualidade duvidosa, apenas para terem um diploma superior, porém a experiência nos indica que não serão levados a caminho algum. Presencio esta realidade todos os dias.
Este fenômeno demorou para acontecer em nosso país, porém ocorreu e perdurará pelos próximos vinte anos, ou seja, o capital especulativo mudou de direção, ele está sendo deslocado para o eixo da produção, produção de bens e serviços de todos os tipos, que geram riquezas ao país. Daí constata-se ainda mais a necessidade por engenheiros e técnicos. Quando do período da inflação e por conseqüência o da especulação que durou mais de vinte anos no país, os administradores gerenciavam papéis bancários muito bem, porém pergunto: que riquezas eram geradas com papéis e ainda sem lastro? Recessão, desemprego e mais inflação.
Voltando ao assunto da DIRETORIA DE LOGÍSTICA ser o foco de poder numa organização, o digo não por paixão ou qualquer outro motivo, mas sim pela abrangência da inteligência que a caracteriza. Num momento ainda próximo veremos subordinadas à Diretoria de Logística: a diretoria Administrativa, como comentei, já vem sendo, a Comercial, o Marketing, a Produção e até a Financeira, pois é a diretoria de logística que vai dizer o quanto a empresa vai fazer de resultado. Num mundo competitivo onde o cenário externo é que define tudo que vai ocorrer internamente dentro das organizações, a LOGÍSTICA é a que melhor faz a leitura deste ambiente. Voltar às costas para o ambiente externo é pedir para morrer antes do tempo. Por isso os ajustes virão, ainda que os acadêmicos com suas teorias desde a época da Revolução Industrial tentem resistir, porém nada conseguirão, pois em se tratando de realidade de mercado, não existe teoria que resista. Em síntese as demais áreas enxergam a organização por partes e para dentro, enquanto a GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA enxerga o todo e para fora. Felizes aqueles que percebendo a direção dos ventos, ajustam suas velas rapidamente, pois muitos ainda irão preferir navegar pelos caminhos mais longos e imaginarem mares confortáveis, até seus frágeis cascos se romperem.
Para finalizar reitero que o comentado neste artigo, é fruto de meu pensamento liberal, uma prerrogativa profissional.
Quero agradecer a leitura deste texto por parte de meus alunos e solicitar aos mesmos que sugiram outros temas de seus interesses para que possamos juntos utilizar este espaço, no sentido de se estimular o debate em prol de um maior crescimento pessoal e profissional.
José Reis
Engenheiro Industrial Mecânico e Professor de Gestão Empresarial
Gestor Técnico do INAMAN – Instituto Nacional da Manutenção
Campinas, 07 de agosto de 2011
Olá professor, vim aqui dizer que gostei muito do seu blog, e tambem da sua atitude de criar um blog para apoiar as pessoas, principalmente os jovens, em uma fase dificil e cheia de dificuldaes, sou um ex aluno seu de 2009, tenho 18 anos.
ResponderExcluirEmbora eu apoie muito a sua atitude, acho que o tipo de texto no qual você tentou trazer explicações, não trouxe o maximo de compreenção, pelo menos não da minha parte, achei algo um pouco confuso, talvez muito sofisticado, entenda muitos não terminariam de ler o seu texto, por mais interessante que ele se mostra, talvez algumas mensagem de apoio como, nunca desistam ou não deixem que as oportunidaes passem seriam mais diretas. Não estou querendo ofende-lo ou desrespeita-lo de qualquer forma, tenho um imenso respeito e adimiração para com o senhor, e muitas das coisas que o senhor me ensinou levo comigo até hoje, tentando conquistar um futuro grandioso, é apenas uma sugestão de um leitor ao qual o texto foi direcionado, talvez algo mais direto seria mais aproveitavel, embora as dicas e metaforas do texto leve agente a uma compreenssão e meditação das coisas e das decisões que tomamos a todo momento.
Espero que compreenda, só estou tentato ajuda-lo a fazer um espaço de debates, de uma melhor maneira possivel, com sugestões.
Obrigado, e muito sucesso com sua nova aventura ^^
Prof Reis parabens pelo blog , tem sugestões,motivações e espero que mais alunos
ResponderExcluirvenham estar comentando e dando suas opniões no
seu blog.
Tem muitas coisas que eu aprendi nas aulas tga,empreendendorismo que sempre lembro e que as filosofias adquiridas nos faz crescer a Visão sobre Empresa,Funcionario e relações de organização em geral,
Gostei do Blog, continue postando assuntos relacionados, muitas das frases traz inspiração, visao de futuro e motivação.E isso
faz umma grande diferença .
Abraços
Yuri Rawadauscki....
Olá, seu ex-aluno Rodrigo Sene me recomendou este blog.
ResponderExcluirNão fui seu aluno e acredito que não vou ter a chance de ser.
Gostei muito da ideia, mas como Rodrigo disse, está muito difícil de entender, inclusive, não entendi muita coisa além da importância da diretoria de logística e um pouco das metáforas.
O senhor é muito bom com as palavras e sabe muito bem o que diz, mas, poderia simplificar um pouco ou ir diretamente ao assunto tratado.
Não quero critica-lo mas sim, dar minha opinião para ajudar.
Até o próximo post.